

Sejam bem-vindos ao décimo episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio continuamos nossa série de entrevistas com empreendedores que possuem uma presença em negócios digitais, para que nossa comunidade possa compartilhar suas experiências e todos possamos aprender com dicas práticas. Nosso segundo convidado é o empreendedor Guilherme Aere dos Santos, Head de TI do Grupo Arizona.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Guilherme Aere dos Santos, 24 anos, Head de Tecnologia do Grupo Arizona e empreendedor desde os 19 anos
– História de empreendedorismo logada a tecnologia, fez carreira na TOTVS e depois saiu para fundar a Umanni, onde criou um produto, que em resumo era um banco de conhecimento sobre uma rede social, além de ser uma plataforma de controle de ocorrências para o varejo.
– A visão para empreender surgiu quando percebeu que nas grandes empresas de tecnologia, a visão das pessoas era somente focada no dinheiro, não na capacidade de gerar valor e retornar valor.
– “Toda fonte de informação, a partir de um filtro, se torna útil para quem conseguir usar esta informação.”
– Ele iniciou a empreender mesmo dentro de uma grande empresa, criando um novo produto e processo para cultivar a busca e compartilhamento do conhecimento.
– Definição da geração Y: “No jeito de fazer somos todos iguais”.
– Como fundador de uma empresa pequena, conseguiu atender grandes empresas, de destaque no varejo nacional, mostrando que com persistência e talento é possível crescer profissionalmente e pessoalmente.
– “A diferença entre sacrifício e decadência é uma palavra: propósito”.
– “Independente de a a necessidade ser ou não financeira, se a necessidade não existir, o sucesso não existe”.
– A busca não pode ser somente pelo dinheiro, também pelo prazer das conquistas e realizações suas e de seus clientes.
– “Eu quero simplesmente resolver problemas de um jeito tecnológico de uma maneira que alcance um impacto gigantesco no mundo”.
– “O mundo nem sempre precisa de pessoas inteligentes.”
– O Grupo Arizona está trabalhando para desenvolver a maior plataforma de crowdsourcing de serviços do mundo.
– A empresa desenvolve um Omni Channel a partir do conteúdo se ligando ao negócio.
– Ele também tem um fundo de investimento pequeno (startup pool) desenhando e modelo econômico para investimento em novos negócios.
– O Guilherme acredita que de acordo com as tendências atuais, na economia do futuro o que gerará valor é a junção do “On” e do “Off”, ou seja, a “Internet das Coisas”.
– Ele acredita na tecnologia para melhorar a obrigatoriedade de compra, ou seja, tudo aquilo que você tem a obrigação de comprar, a tecnologia lhe ajudará a planejar e levar até você, com um custo menor de aquisição destes produtos e serviços atualmente.
– Produtos que ajudam a reduzir o custo e tempo para adquirir algo podem ser um sucesso.
– Sobre gerenciamento de tempo para empreendedores: “Forget about everything, focus on your business” (Esqueça de tudo, foco no seu negócio).
– Ele segue a frase de Steve Jobs: “Remain foolish and angry” (Permaneça com fome. Permaneça tolo.) e recomenda que empreendedores sigam seu exemplo, incluindo aproximar-se de outras pessoas com talentos complementares para ter uma empresa de sucesso.
– Das dificuldades de ser empreendedor ele questiona se hoje faria tudo novamente, visto que engordou 75 kg, ficou 8 meses sem ver ninguém, largou a faculdade, competiu contra grandes empresas e entrou em depressão; mesmo sabendo dos resultados de sucesso que atingiu.
– “Para quem está começando, esquece o risco, esquece o quanto e faz.”
– “Em uma mudança, é muito mais importante a direção do que a rapidez.”
– Para o empreendedor, todos a sua volta (família e amigos próximos) precisam comprar a ideia, senão não funcionará.
– A recompensa para o empreendedor é maior do que qualquer papel ou qualquer nota.
– O auto-conhecimento é fundamental para qualquer empreendedor.
Podcast: Play in new window | Download