

Sejam bem-vindos ao décimo-segundo episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio discutimos a morte do Orkut, a notícia que confirmou que o Facebook fez uma experiência manipulando dados de alguns usuários e a utilização do aplicativo FireChat em países que forte controle governamental sobre a internet.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– O Google anunciou o fim do Orkut para 30 de setembro de 2014. Apesar de poucas pessoas ainda estarem utilizando a rede social, ela foi um divisor de águas na utilização de redes sociais no Brasil. Um ponto interessante foi que o Google não mencionou o Google Plus como substituto do Orkut, gerando mais dúvidas quanto a utilização da plataforma pela empresa como rede social. Veja aqui post oficial do Google sobre o assunto.
– No último fim de semana foi publicada uma notícia com a confirmação de que o Facebook realizou um estudo psicológico em 2012 durante uma semana com 689 mil usuários, manipulando os dados de seus posts. A pesquisa foi feita de forma que em um grupo, foram retirados posts negativos e em outro foram incluídos posts positivos. O objetivo era identificar a reação das pessoas a posts positivos e negativos.
– Vale lembrar que isto é permitido de acordo com os Termos de Serviço de utilização da rede social, ou seja, o Facebook tem o direito de realizar estudos internos para entender o comportamento de seus usuários.
– Outra notícia interessante foi o aumento expressivo de downloads do aplicativo móvel FireChat em países cujo governo possui forte controle sobre as informações na internet. De acordo com matéria da Marketplace, foram 40.000 downloads na última semana no Iraque. O que torna essa notícia interessante é o fato de que esse mobile app utiliza uma nova tecnologia que permite a transmissão de mensagens sem o uso de wi-fi, conexão 3G ou Bluetooth, portanto, as informações não podem ser rastreadas pelo governo. Outro ponto positivo da tecnologia é que com sua evolução, pode gerar uma opção de comunicação gratuita para países em desenvolvimento.
Podcast: Play in new window | Download