

Sejam bem-vindos ao décimo-quinto episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio, uma entrevista muito legal com o empreendedor Omar Ghanem, CEO do Grupo Ghanem, o maior laboratório de análises clínicas de Joinville e segundo maior de Santa Catarina. Além de entrar no detalhe sobre as ideias e diferenciais que criou para sua empresa junto com sua equipe, o Omar fornece dicas legais de como contratar para sua empresa e como gerenciar seu tempo.
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Informações do Grupo Ghanem:
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Empreender é buscar desenvolvimento, buscar sair da zona de conforto, pensar na sustentabilidade, agregar valor as partes interessadas, incluindo equipe e clientes.
– O empreendedorismo faz parte do DNA da empresa.
– Trabalhar com saúde, meio-ambiente, alimentos permitem a realização de muitos projetos.
– O foco é sempre buscar novidades, oferecer o melhor exame ou análise laboratorial para o cliente.
– Se existe a oportunidade de gerar valor, é vital tirar a bunda da cadeira e agir.
– 98% da demanda do dia é entregue no mesmo dia.
– Todos os resultados podem ser entregues ao cliente digitalmente através de e-mail ou através do Portal.
– Os produtos de um laboratório podem trazer fragilidades como a dor da picada no momento do exame ou um resultado não desejável, são produtos delicados de gerir. A equipe tem a função de colocar-se no lugar do cliente e entender esta situação para reverter este medo e transformar a experiência em algo agradável.
– Fazer benchmark pelo mundo, estudo de empresas como a Disney para entender o que aplicar como padrão da empresa e depois implementar na cultura da empresa.
– O laboratório repensou a forma de atender as famílias, com foco nas crianças, por entender que é o cliente a longo prazo. O Omar percebeu que com um trabalho psicológico, através do produto Ghanemzinho, uma “Casa Laboratório” que mistura brinquedos e outros componentes para trabalhar a cabeça das crianças. As crianças vêem uma casa de brinquedos e não um laboratório. Existe também a utilização de mascotes representando os valores da empresa para brincar com as crianças e trabalhar com conceitos de diversidade.
– O Laboratório Popular é outro produto voltado as pessoas sem Plano de Saúde e que oferece serviços completos com a qualidade exigida pelo cliente a um preço menor, servindo também como uma forma de inclusão social e trabalho na saúde da região.
– O cliente que lhe critica é aquele que torce por você e que está lhe oferecendo uma consultoria gratuita.
– Cada cliente é único e você precisa investir tempo para entender como atender melhor este cliente.
– O Grupo Ghanem tem feito um trabalho de estudo de redução do IEC (Índice de Esforço do Cliente). Um exemplo genial é o uso do Whatsapp como uma ferramenta para o cliente enviar uma foto de seus exames para garantir que todos os pré-requisitos sejam cumpridos pelo cliente e agilidade de um pré-cadastro.
– Em relação ao processo de recrutamento e seleção, o Grupo Ghanem utiliza um método próprio muito bacana: inicialmente, todas as pessoas são colocadas em uma sala de aula e recebem uma aula sobre o Grupo Ghanem, os valores da empresa. Depois as empresas recebem uma cartilha com os comportamentos desejáveis e proibidos. Se as pessoas concordarem, assinam um termo de compromisso para continuar no processo de seleção. As entrevistas ocorrem com a psicóloga, depois o gestor e posteriormente com o Omar. Isto garante que as pessoas selecionadas tenham o DNA que a empresa deseja.
– O uso da tecnologia é vital para a empresa. Como exemplo, atualmente, o Grupo Ghanem utiliza um equipamento para analisar o hálito das pessoas. A empresa também trabalha com química seca (5 equipamentos), uma nova metodologia para laboratórios utilizando uma gota de sangue.
– A cultura de prevenção relacionada a saúde tem crescido muito nos últimos anos e isto tem ajudado no bem estar e qualidade de vida das pessoas, por isto, muito do conteúdo publicado pela empresa está relacionado a estes assuntos, servindo para posicionar a Ghanem como autoridade nos assuntos de nutrição, atividades físicas, geriatria, etc.
– A gestão do tempo é simplesmente a gestão de prioridades.
– Você como empreendedor sempre precisa olhar para frente e para cima e sua equipe deve ser igual.
– O trabalho social é essencial para a empresa. Se você não ajuda a desenvolver sua comunidade, no momento de contratar alguém para ajudar sua empresa, quanto mais rica a comunidade e suas pessoas, melhor será para sua empresa.
– A grande vantagem de se realizar algo que nos apaixona é que os sacrifícios parecem pequenos, as dificuldades menores, porém, continuaremos sempre dispostos a insistir mesmo quando os outros já pararam para descansar.
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