

Sejam bem-vindos ao vigésimo episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio, conversaremos sobre dicas básicas de e-mail marketing que você pode aplicar em sua empresa para aumentar a conversão de clientes e consequentemente suas vendas, sem cair na caixa de Spam de seus leads.
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Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Para mostrar o quão importante as campanhas de e-mail marketing são para o marketing digital, analise os dados do “Think with Google“, escolha a região e segmento.
– O e-mail marketing é essencial para qualquer operação de e-commerce
– Nos últimos anos, existe uma percepção da pessoa física de que e-mail marketing é spam. Porém, os indicadores e estudos de marketing digital mostram que e-mail marketing é uma das ferramentas de maior conversão.
– Em comparação com as redes sociais, por exemplo, em que você não tem todos os dados de quem interage com você e depende de cada post, com uma lista de e-mail marketing você pode se relacionar quando quiser com seus clientes.
– NUNCA compre uma lista de e-mail marketing. É uma técnica antiga que não funciona hoje em dia e pode lhe trazer grandes problemas com as ferramentas de disparo de e-mail.
– Na hora de formar sua base de contatos, crie listas segmentadas.
– Sempre trabalhe com uma lista opt-in, ou seja, receba a permissão de seu visitante para incluí-lo em sua lista de e-mail marketing.
– Para atrair leads para sua lista de e-mail, use alguma estratégia de sorteio. Se você tiver um site de informação ou algum curso, ofereça algum brinde, uma parte de seu curso gratuitamente em troca dos e-mails de seus visitantes. Para quem trabalha com produtos físicos, sorteio algo que está em seu estoque.
– Estes sorteios podem ser feitos através do Facebook, pop-up, etc. Precisa ser algo que chame a atenção de seu visitante, use a analogia de cultura do outdoor.
– Uma outra alternativa é usar um botão de call-to-action que leve para uma landing page para coleta de e-mail.
– Use ferramentas de disparo de e-mail de mercado como Mailchimp, AWeber, E-Goi que permitem integração de formulários com seu site e sua landing page e facilidade de gestão dos usuários de sua lista.
– A maior parte das ferramentas de disparo de e-mail nacionais trabalha por volume de envio de e-mail. Nós recomendamos a utilização das empresas mencionadas no ponto anterior, pois trabalham por volume de pessoas cadastradas.
– Existem serviços de higienização de lista de e-mail, que você pode contratar para otimizar a qualidade da lista e garantir a redução de rejeições e manter sua reputação boa com a ferramenta de disparo de e-mail.
– Para os e-mails que serão criados, use algo que esteja de acordo com o conteúdo de seu site, ou seja, algo que a pessoa que assinou sua lista queira receber.
– Para a questão artística do e-mail, para promoções de produtos, use um pouco de sua identidade visual, somada com botões de call-to-action e pouco texto, que chame a atenção e induza ao clique para o site.
– Para e-commerce, existem duas estratégias atualmente: uma focada em produtos específicos e outra focada em segmentos de produtos, para ampliar a gama de produtos e escolhas para o cliente. Aplique as duas estratégias e e verifique qual se aplica melhor para seu segmento.
– Use o título do e-mail para conversar com seu público-alvo e incentivar a abertura do e-mail.
– Para quem envia Newsletter, coloque as chamadas ou manchetes para as notícias ou eventos que estão em seu site, gerando tráfico e acessos.
– As ferramentas de disparo de e-mail permitem a mensuração das campanhas enviadas, como o nome das pessoas que abriram seu e-mail, percentual de pessoas que abriram ou clicaram no e-mail, região, e vários outros dados que lhe permitem preparar as próximas campanhas.
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