

Sejam bem-vindos ao vigésimo-sexto episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do podcast, entrevistamos o empreendedor Guilherme Quandt, um dos sócios da empresa Curupira, que conta como funciona a operação da empresa e os desafios de tocar uma startup voltado para a sustentabilidade no Brasil.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Guilherme é um dos sócios do Curupira, e vive o empreendedorismo há alguns anos, antes mesmo de entrar na empresa.
– O Curupira não é uma ONG, é uma empresa, mas que busca a recuperação do meio-ambiente. O objetivo é recuperar a natureza a ao mesmo tempo gerar lucro.
– O negócio é baseado na recuperação de áreas degradadas do Brasil com o plantio de árvores nativas. O grande diferencial e inovação é agregar tecnologia ao processo de plantio. Cada árvore recebe uma etiqueta de rádio frequência o que permite a identificação individual das árvores independente da localização delas. Cada árvore é geo-referenciada individualmente então os clientes podem acompanhar a evolução de sua árvore.
– Além disto, foi criada uma rede social para o acompanhamento das árvores e também o engajamento entre as pessoas envolvidas. O Curupira permite que qualquer pessoa, mesmo vivendo em áreas urbanas, possa agir para ajudar a natureza.
– A empresa atende os mercados B2B e B2C. Atualmente, 95% dos esforços comerciais estão voltados para o B2B, devido a aceitação deste mercado.
– Mesmo com a tecnologia envolvida, o Curupira traz não somente uma resposta técnica as necessidades da empresa,mas também uma resposta emocional.
– A legislação ambiental do Brasil ainda é muito carente em alguns aspectos, então ações de contrapartida ambiental não geram créditos para as empresas, situação diferente de outros países no mundo.
– Sustentabilidade é um aspecto muito mais amplo que a questão ambiental ou de vegetação, há também a questão de gestão de resíduos, de tratamento de águas e ações que controlam o impacto gerado pela empresa.
– O mercado internacional é interessante para a empresa, mas não o mercado de crédito de carbono neste momento, devido ao mercado estar em baixa, por envolver um commodity que vive um momento conturbado.
– A empresa esteve ano passado no Tech Crunch Disrupt para validar a ideia e ouvir opiniões de pessoas no exterior.
– O foco para o próximo ano será expandir seus negócios no Brasil.
– A aceitação da ideia da empresa tem sido muito boa no mercado B2B.
– A estratégia de marketing digital da empresa, focada no mercado B2C, é muito focada no conteúdo. O objetivo é que os clientes queiram estar engajados no processo. Exemplos de conteúdo são imagens ou vídeos de animais que estão na fazenda, eventos meteorológicos, entre outros.
– O Portal é desenvolvido com foco no acesso do conteúdo e usabilidade. O Portal também permite que empresas possam presentear seus colaboradores, gerando a ideia de passar a corrente ecológica adiante.
– Mais do que simplesmente aumentar a consciência ecológica, a empresa quer que as pessoas comecem a agir. O Curupira acredita em um forte crescimento orgânico do B2C nos próximos anos e tanto o mercado B2B quanto o B2C são essenciais para o crescimento da empresa.
– A floresta precisa valer mais de pé do que deitada. É necessário explorar de forma sustentável os sub-produtos da empresa.
– O grande desafio da empresa é o desenvolvimento tecnológico, para colocar em prática todas as ideias para o Portal, pois é necessária uma evolução constante.
– Acesse o site do Curupira e conheça mais detalhes de como participar.
– Se sua empresa necessita de serviços de tradução, venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o crescimento de sua empresa.
– Nosso podcast agora está no aplicativo Stitcher, disponível tanto para Android quanto para IOS. Então você que tem um celular Android agora pode levar o podcast De Cabeça para todo lugar.
– Em 30 e 31 de Outubro, participe em Florianópolis do RD Summit 2014, o mais completo evento de Marketing Digital e Vendas do Brasil.
Nosso podcast agora está disponível também no Podflix, o site que disponibiliza para você os melhores podcasts nacionais.
Podcast: Play in new window | Download