

Sejam bem-vindos ao vigésimo-oitavo episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do podcast, uma entrevista muito bacana com Henrique Carvalho, do Viver de Blog, durante o RD Summit. Discutimos dicas de como você pode criar seu blog e desenvolver um negócio através do marketing digital.
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Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– O site Viver de Blog tem 1 ano e 7 meses de existência, falando sobre Marketing Digital. O Henrique tinha um blog sobre investimentos e usava o marketing digital para promovê-lo, mas se apaixonou tanto pelo tema que resolveu criar conteúdo e gerar valor para quem busca sobre marketing digital.
– Para o Henrique, é fundamental que a pessoa possa ter a liberdade de escolhas, este é o conceito de “ser rico”, conseguir trabalhar de casa, nos horários que você quer. Para a transformação de vida, o marketing digital traz mais resultados do que investimentos financeiros.
– Para quem quer transferir do mundo corporativo para o mundo de empreendedorismo, são 2 passos para a transformação: o primeiro passo é admitir que está insatisfeito com a situação atual e o 2o passo é fazer uma mudança gradativa, ou seja, não arriscar tudo no início. É importante identificar qual nicho a pessoa tem conhecimento e oferecer um produto ou serviço que gere alguma receita, ou seja, que alguém pague por este serviço. A partir do ponto que tem alguém pagando pelo seu produto ou serviço, fica mais fácil crescer, usando o marketing digital.
– Para a transformação completa, o Henrique usou uma história de um exército que queimou a ponte e não tinha outra opção a não ser vencer e morrer. Com a base pronta, é importante sair da zona de conforto e envolver-se completamente, não olhar para trás.
– Desbravar um mercado sem concorrentes é extremamente complicado, pois se não existem players no mercado, você precisa se questionar porque alguém já não entrou neste mercado e se tem dinheiro no mercado. A concorrência não é ruim.
– Para quem sabe Inglês, tanto o Henrique quanto nós, sugerimos acessar o blog e os podcasts do Pat Flynn.
– As 3 características de um blogueiro de sucesso:
1) Generosidade – não esconda seu conteúdo, ofereça-o para sua comunidade. Isto gera reciprocidade, pois as pessoas que receberam seu conteúdo gratuitamente se sentem com a responsabilidade de retribuir.
2) Autenticidade – seja autêntico, mostre quem você é de verdade para ter a confiança de seu público. O Henrique usou como exemplo o Batman, que não tem super-poder algum, mas virou um super-herói, conseguindo superar todos seus defeitos e medos. O empreendorismo é isso, o medo é importante como auto-defesa.
3) Coragem – ter coragem de acreditar em suas ideias e fazer algo novo. O exemplo usado pelo Henrique é o Steve Jobs, que teve coragem de revolucionar o mercado eliminando o teclado físico dos aparelhos mobile e disseminou o “touch”. Para quem trabalha com marketing digital é normal que familiares e amigos que não conhecem sobre este mercado não incentivem e critiquem, então a coragem é importante para vencer isto.
– Para crescer em qualquer mercado é preciso se apoiar nos ombros de gigantes. Identifique quais os mestres em seu nicho e tente se aproximar deles. No marketing digital, o Henrique procura estar próximo do Erico Rocha, consumindo o conteúdo dele.
– Em um evento, quando fizer networking, não fale mais de você do que da pessoa que você quer se aproximar, nem tente fechar parcerias imediatas. É preciso ganhar a confiança da pessoa, procure saber o que ela mais gosta. O networking não acontece da noite para o dia.
– Uma das tendências que o Henrique percebeu durante o RD Summit foi a humanização do marketing digital, ou seja, quando for enviar um e-mail para seu público, mande algo mais pessoal e menos corporativo.
– Outra tendência é encontrar seu nicho, segmentar para encontrar seu público ideal. Um exemplo de Nicho é a empresa americana Omada que criou um produto de grande monetização, voltada ao público que sofre de diabetes Tipo 2.
– Para quem está começando no mundo de marketing digital, no site Viver de Blog existem alguns infográficos que permitem aprender de forma mais fácil conceitos e dicas. Abaixo, um dos exemplos de infográficos feitos pelo Henrique:
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «
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