

Sejam bem-vindos ao terceiro episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio discuto com o Bruno Moreira a importância de você utilizar eficientemente o Facebook em suas estratégias de marketing digital.
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Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– O Facebook possui mais de 1 BILHÃO de perfis pessoais.
– A cada 4 pessoas navegando na internet, uma está no Facebook.
– A empresa que atualmente não está no Facebook está perdendo um público muito grande e a chance de comunicar-se com seu cliente. O Facebook é a maior vitrine do mundo.
– Qualquer anúncio que sua empresa faça no Facebook é uma intromissão. Apesar de ser uma grande oportunidade, você precisa tomar muito cuidado.
– Faça seus anúncios com qualidade, pois pode ser uma oportunidade ou um risco.
– Para sua empresa, deve ser criada uma Página no Facebook, diferente do perfil pessoal. É a famosa “Fan Page”.
– Qualquer utilização do perfil pessoal para representar seu negócio vai contra os termos e diretrizes do Facebook.
– Você pode converter sua página pessoal em uma Fan Page e iniciar suas estratégias de marketing digital. Porém, se você quiser manter seu perfil pessoal, inicie a página de sua empresa do zero e use seu network para construir seu público. Assim você pode manter sua mensagem pessoal e profissional separadas.
– O Facebook foi construído para atender as empresas, ao contrário do Orkut.
– Você somente pode fazer anúncios na página de sua empresa. Anúncios não são aceitos nos perfis pessoais.
– Os anúncios devem fazem parte de seu investimento de marketing digital na utilização do Facebook .
– Cuide do ícone (logo) da sua página do Facebook. Esta imagem é a assinatura de sua empresa em todas as publicações. Tenha também uma imagem de capa que chame a atenção de seus fãs. A imagem pode ser trocada para eventos e datas sazonais.
– Tome cuidado com a limitação da quantidade de texto em suas imagens principais. Quando você quer fazer anúncios com seus posts, o limite é de 20% de texto para cada imagem. Use a própria ferramenta do Facebook para fazer esta validação: https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay
– Em todo conteúdo que você colocar na sua página, vincule uma imagem para aumentar o engajamento.
– Caso você coloque links para os posts de seu site, o Facebook mostrará a imagem que está no post.
– Na área de descrição de sua empresa, abaixo da imagem, coloque o link de seu site. Se a pessoa foi até a sua Fan Page ela está interessada, então coloque seu link para aumentar seu índice de conversão.
– Busque atrair para sua página pessoas que você pode transformar em clientes no futuro.
– Para aumentar seu número de seguidores, fuja de alguma fórmula mágica. Siga uma estratégia de curto, médio e longo prazo.
– Gere algo que as pessoas queiram compartilhar na timeline delas.
– As ações de interação no Facebook são: Curtir e Compartilhar.
– As pessoas não precisam falar no Facebook, ao curtirem um discurso que elas gostam, elas mostram seus interesses.
– Você pode promover seus produtos, mas primeiro busque entreter e educar para obter permissão. Use a métrica do 5 x 1.
– Edge Rank – alcance orgânico baseado nas interações das pessoas com seus posts e sua página. É sua relevância na plataforma. Para este público, seu alcance será gratuito.
– Desde novembro de 2013 o alcance orgânico caiu muito.
– Se você não investir em anúncios, não atingirá o público que deseja.
– É raro para uma empresa realizar vendas diretamente no Facebook, então leve a pessoa para seu site.
– Como qualquer ciclo de vendas, são raras as vendas a curto prazo, especialmente em um relacionamento totalmente online. Construa o relacionamento e feche vendas a longo prazo.
Para finalizar: Como qualquer estratégia de marketing digital, faça medição de suas ações, testes, modifique e faça o ciclo novamente, até achar a fórmula correta. É uma mescla de paciência com dados para guiar suas ações. A estratégia não pode ser estática. Transforme o Facebook em uma plataforma para gerar vendas.
Eric Menau e Bruno Moreira da eSauce toda semana mergulham de cabeça em temas relacionados ao mundo dos negócios online, tanto para você que deseja começar seu próprio negócio, quanto profissionais de empresas de qualquer tamanho que desejam melhorar seus resultados atuais. Empreendedorismo, Marketing Digital, Criação de Sites, SEO (Otimização de Busca), Uso das Redes Sociais, E-Commerce e Lojas Virtuais, Aplicativos Móveis, Google Analytics, Google Adwords, E-books, Vídeos, Podcasts são temas que serão tratados neste podcast. Além disto, todo mês entrevistaremos um empreendedor para compartilhar suas experiências e dar dicas que podem ser aplicados na prática para aumentar suas vendas e ampliar seus mercados. Nosso lema é: Atrair, Encantar e Converter Clientes.
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