

Sejam bem-vindos ao trigésimo episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do podcast, uma conversa muito legal com Romualdo Silva, Diretor Comercial da Humanus, sobre como a empresa atualmente usa a organização de eventos para oferecer conteúdo de valor a sua comunidade e gerar leads.
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Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– O Romualdo foi durante muito tempo consultor de CRM na TOTVS e possui muita experiência neste mercado. Após, abriu uma empresa com foco em Recursos Humanos e fez uma parceria com a Humanus, solução de RH com mais de 20 anos de mercado.
– O HR sempre foi muito pautado pelo que se conhecia como Departamento Pessoal. Porém, com a evolução da área e transformando-se em um departamento estratégico, devido a importância de reter e atrair talentos, e principalmente com o e-Social, ela passou a ganhar destaque no mundo empresarial.
– Além de fazer a gestão da folha de pagamento, o HR das empresas agora está focando na gestão de pessoas. A Humanus é especialista em HR e apoia as empresas que enxergam a área de Recursos Humanos como estratégica.
– É muito caro você atrair e treinar um profissional e depois perdê-lo.
– Através de eventos, a Humanus faz algo semelhante com quem trabalha com marketing digital e gera posts, áudios e vídeos, ou seja, gerar conteúdo de valor para o público-alvo. Porém, com os eventos faz isto de forma personalizada e com possibilidades reais de networking com o mercado. O entendimento é que a Humanus é uma empresa de tecnologia de RH e também de conteúdo de RH.
– Em 2 anos com esta estratégia, a filial de Santa Catarina passou de uma lista sem contatos para 4.000 contatos. Através do marketing digital, faz-se a nutrição destes leads e do processo de funil de vendas.
– Com a comunidade formada, a empresa iniciará um Blog que já nasce relevante, pois tem um público fiel que já acompanha os eventos.
– Para criar um evento é importante definir o tema, ter bons parceiros que lhe ajudem na logística do evento (conseguir uma sala, fazer os convites) e principalmente atitude.
– É importante segmentar o público para que ao fazer um evento, as pessoas realmente estejam interessadas no seu assunto. No caso de RH, por exemplo, segmentar o público de Folha de Pagamento, Saúde de Trabalho, etc.
– Uma ferramenta que auxilia muito no planejamento e na execução do evento é o LinkedIn, através de grupos que você cria ou participa para sua comunidade.
– Uma ferramenta gratuita que você pode usar para organizar seus eventos é a Sympla – http://www.sympla.com.br/home
– Os eventos são uma grande oportunidade de fazer networking e lhe permite contato com profissionais que digitalmente talvez você não consiga contato.
– Durante os eventos, a Humanus não faz venda de seus produtos, o grande objetivo é realmente gerar conteúdo de valor e só prospectar para quem lhe pede informações.
– É importante fazer uma boa pesquisa sobre os palestrantes que você pretende convidar para seu evento, para garantir que o perfil dele encaixe com o perfil de sua empresa.
– Assim como no marketing digital, é importante usar os eventos para a nutrição do lead, sabendo o momento certo de fazer o pitch de venda.
– No mercado de Recursos Humanos é importante somar as ações digitais as ações presenciais, levando em conta também os detalhes de cada região. Muitas vezes é preciso uma relação de CPF para CPF.
– Nem sempre as empresas na sua comunidade serão seus clientes, mas mantenha-se relevante para este cliente em potencial, oferecendo valor.
– No seu negócio, busque definir a persona de seu potencial cliente, ou em outras palavras, encontrar o gap do mercado em que você possa ter um impacto maior.
– Se sua empresa necessita de serviços de tradução, venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o crescimento de sua empresa.
– Nosso podcast agora está no aplicativo Stitcher, disponível tanto para Android quanto para IOS. Então você que tem um celular Android agora pode levar o podcast De Cabeça para todo lugar.
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