

Sejam bem-vindos ao trigésimo-quinto episódio do podcast DE CABEÇA, o SEGUNDO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, conversamos sobre as novidades anunciadas pelo Facebook na conferência F8, com destaque para o Messenger for Business e a possibilidade de embutir vídeos no seu site.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Principais pontos abordados durante esse podcast:
Dica prática: Canva
A dica prática desse episódio é o Canva, plataforma que já mencionamos em episódio anterior. Com as últimas atualizações ela está ainda melhor, para gerar imagens que podem ser usadas em redes sociais, já otimizadas no tamanho ideal e um custo bem reduzido;
Facebook Messenger
O Messenger agora é uma plataforma aberta para desenvolvedores de apps. Isso pode permitir várias oportunidades para desenvolvedores e possibilitar a disponibilidade de vários produtos para o usuário final.
Acreditamos que a integração com o Whatsapp está a caminho e a disseminação dessa ferramenta no mercado norte-americano.
Messenger for Business
Na nossa opinião, a grande novidade da conferência, visto que a empresa pode comunicar-se com seus clientes em um ambiente controlado que pode ser integrado com ZENDESK (ex: informações sobre entrega, dúvidas, etc). Existe uma grande oportunidade de consolidação de um canal em que a empresa pode estabelecer um relacionamento de confiança e depois oferecer ads direcionados.
Cada vez mais o mercado enxerga o Facebook tentando substituir o e-mail como ferramenta de comunicação entre empresas e seus consumidores.
Plugin de Comentários
No novo plugin de comentários, a principal novidade é a integração em tempo real dos comentários feitos dentro do Facebook (no post de uma matéria, por exemplo) e na matéria em si, se estiver sendo usado o plugin do Facebook. O objetivo é conseguir uma interação maior.
Embutir vídeos do Facebook
Para agregar a possibilidade já existente de embutir posts do Facebook em seu site, agora é possível embutir vídeos, criando uma corrência direta com o YouTube. A questão visual ficou muito boa e para quem pretende usar o Facebook como uma plataforma alternativa de distribuição de seus vídeos, é uma ótima oportunidade.
Para quem tem canal no YouTube, em nossa previsão, ficará cada vez mais difícil gerar alcance orgânico para os links de seus vídeos no YouTube na sua página do Facebook, pois serão privilegiados os vídeos nativos da ferramenta.
Anúncios nativos para Mobile
Ainda no assunto vídeo, agora falando sobre monetização, outro ponto muito importante foi a incorporação da Live Rail (empresa que o Facebook comprou em julho de 2014) ao já existente Facbeook Audience Network, rede de display de anúncios mobile.
Essa plataforma, que antes era focada em anúncios pra produtoras de vídeo, agora também exibirá anúncios em display em vários formatos no mobile, incluindo anúncios nativos.
A “Super Segmentação” que você consegue no Facebook para atingir públicos específicos para um serviço ou produto que seja direcionado a esse público, será cada vez mais difundida.
Dados analíticos para os aplicativos
Além do Facebook Insights, que hoje traz muitas informações para as empresas da performance de seus anúncios, a nova plataforma de Analíticos para os aplicativos trará mais informações para os desenvolvedores e empresas.
Houve uma ênfase muito grande em Cohort Analysis, que nada mais é do que a segmentação de grupos e análises bem específicas, ao invés de olhar para a massa total de dados.
Internet das Coisas
Um dos grandes focos da F8 é a possibilidade futura de integração do Facebook com seus dispositivos que serão conectados através da internet (Internet das Coisas). O primeiro passo foi no ano passado a compra do Óculos Rift, depois houve a compra da Parse, focada no controle de acessos. O anúncio foi a liberação de um kit de desenvolvimento de software para começar a dar forma a essas inovações.
Conclusão
Não enxergamos um futuro próximo sem o Facebook, que vem apresentando uma maturidade cada vez maior, com ferramentas que atendem as necessidades no mercado. Podem até surgir novas redes que atendem a nichos, mas será muito difícil aparecer uma rede global que atenda a todos os tipos de público como o Facebook.
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.
Podcast: Play in new window | Download