

Sejam bem-vindos ao trigésimo-sexto episódio do podcast DE CABEÇA, o TERCEIRO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, conversamos sobre as melhores estratégias para tirar o máximo das recomendações de seus clientes, quais as plataformas mais eficientes e dicas para transformas essas recomendações em vendas.
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Principais pontos abordados durante esse podcast:
Pesquisa
Os dados discutidos nesse episódio foram extraídos da Social Recommendation Index, pesquisa anual conduzida pela Social Media Link para identificar como as recomendações de clientes impactam as vendas online.
Abaixo, veremos os resultados de cada tópico levantado na pesquisa:
Boca-a-boca
O marketing boca-a-boca existe desde os primórdios, mas dentro do mundo online, apesar de todos saberem da sua importância, é essencial identificarmos em que momento do processo de compra, em qual canal ou rede social e em qual formato o público fala de sua empresa.
Confiança nas Recomendações
Quando o assunto é a confiança do público nas recomendações publicadas, seguem os principais resultados de acordo com cada plataforma:
Facebook – 71%
Marketplace – 67%
Pinterest – 64%
Blogs – 61%
YouTube – 59%
Twitter – 47%
Instagram – 38%
Descoberta de Novos Produtos e Serviços
Para descobrir novos produtos e serviços online, seguem os percentuais de uso de algumas plataformas de acordo com os respondentes da pesquisa:
Blogs – 44%
Pinterest – 42%
Instagram – 38%
YouTube – 37%
Twitter – 28%
Pesquisa de Informações
Em relação ao uso de plataformas online para pesquisa de informações sobre produtos e serviços, seguem os percentuais de acordo com algumas plataformas mencionadas pelo público:
Marketplace – 56%
Site de Empresas – 54%
Facebook – 50%
Blog – 42%
Pinterest – 40%
YouTube – 38%
Recomendações pós-compra
As pessoas usam as plataformas online para fazer recomendações, positivas ou negativas, de produtos ou serviços comprados. Veja abaixo os números da pesquisa:
Facebook – 54%
Instagram – 39%
Marketplace – 34%
Site Empresa/Pinterest – 33%
Twitter – 32%
Motivação para recomendação
Em resposta a pergunta “O que mais lhe motiva a fazer uma recomendação?”, as 3 principais respostas foram as seguintes:
Experiência positiva com a marca – 93%
Amostra grátis – 79%
Experiência negativa – 71%
Maior influência nas recomendações
A família e as celebridades estão em dois extremos opostos nos resultados da pesquisa, mostrando que confiamos mais em que está próximo de nós. Veja abaixo os percentuais de influência de acordo com o grupo:
Família – 77%
Amigos próximos – 77%
Profissionais – 53%
Conhecidos – 37%
Blogueiros – 37%
Propaganda – 22%
Celebridades – 11%
O que influencia você em uma recomendação?
Nunca deixe de contar sua história pessoal, é o modelo que traz melhores resultados de acordo com a pesquisa.
Histórias pessoais – 83%
Lista de vantagens e desvantagens – 74%
Ranking de 1 a 5 estrelas – 62%
Número de reviews – 47%
Dica Prática – Spark Drops
Essa semana a Spark English lançou um novo podcast, chamado Spark Drops (acesse ao feed na ITunes Store AQUI).
Além de mostrar como sua empresa ou sua marca pessoal pode usar o formato de podcast para atingir novos públicos, em relação a ferramentas de marketing digital, a estratégia usada no podcast é mostrar a integração dos formatos de vídeo, áudio e texto. Também foi usado um modelo diferente, para aumentar a confiabilidade e diminuir as barreiras de acesso às informações, oferecendo o download de atividades gratuitas sem pedir por e-mail ou informações pessoais.
Veja o post de um dos episódios AQUI e valide se a estratégia pode ser usada para sua empresa também.
- O De Cabeça está disponível também:
– Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.
– Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
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