

Sejam bem-vindos ao trigésimo-sétimo episódio do podcast DE CABEÇA, o QUARTO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, discutimos quais as melhores ferramentas e táticas de monitoramento no marketing digital.
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Principais pontos abordados durante esse podcast:
Tipos de monitoramento
Os 3 principais tipos de monitoramento em marketing digital são:
– Monitoramento da marca
– Monitoramento de mercado
– Monitoramento da concorrência
Monitoramento da marca
O que está sendo falado da empresa? Quais os canais digitais que estão sendo usados pelos clientes para mencionar a empresa? Além disso, envolve o processo de decisão se você deve interagir ou não em cada situação.
Monitoramento de mercado
Acompanhar as tendências de mercado, eventos que estão ocorrendo, quais ferramentas podem ser usadas.
Usamos como exemplo o próprio podcast, acompanhamos sempre as tendências de marketing digital para discutir aqui e você pode e deve fazer o mesmo em seu mercado.
Monitoramento da concorrência
O que está sendo publicado por seus concorrentes? Quais plataformas seus concorrentes estão utilizando? É importante ter total conhecimento dos principais lançamentos de seus concorrentes para direcionar suas estratégias.
Reclame Aqui
Mencionamos no episódio anterior a importância do Reclame Aqui para o mercado brasileiro, então é importante fazer seu cadastro na ferramenta e monitorar as menções a sua empresa.
Google Alerts
Ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite monitorar expressões que lhe interessam e receber as notícias em seu e-mail, com a frequência que você desejar.
Você pode usar para monitorar concorrentes, tendências e notícias.
Talkwalker
Outra ferramenta muito legal que é uma alternativa em relação ao Google Alerts. Um dos benefícios é que ela permite a seleção de idioma.
Sugerimos usar as duas ferramentas para ter um volume maior de informações diferenciadas.
Mention
Uma ferramenta paga de monitoramento de mercado, que permite criar filtros o que facilita muito o processo de leitura e seleção de dados. O layout é muito legal para você acompanhar tanto notícias de feeds quanto de redes sociais.
Monitoramento de redes sociais
Existem muitas ferramentas de mercado, com preços diferenciados.
De todas as ferramentas de mercado, recomendamos o HootSuite (plano inicial em torno de US$ 10,00 / mês) e o SproutSocial.
Essas ferramentas ajudam muito com seu conceito de dashboard, juntando em um só lugar as várias redes sociais em que sua empresa está presente.
Agendamento de posts
As ferramentas de monitoramento podem lhe ajudar no agendamento de posts. Além delas, recomendamos o Buffer, que além de ser uma ferramenta com um plano gratuito de agendamento, tem um blog excelente sobre marketing digital.
Porém, não recomendamos o uso de ferramentas de agendamento para o Facebook, pois os agendamentos feitos no próprio Facebook tem um alcance orgânico melhor.
Mudanças no Facebook
A partir de maio/2015, o Facebook iniciará mudanças para que as informações de busca de expressões não estejam mais disponíveis nas ferramentas de monitoramento.
Basicamente, o Facebook vai cobrar através de seus parceiros próprios por esse serviço. No mercado norte-americano e britânico o parceiro oficial é o DataSift.
Marketing Minds
Evento muito bacana de marketing digital para pequenas e médias empresas que ocorrerá em maio. Fomos convidados para palestrar e você pode curtir nossos vídeos e de outros especialistas.
Fontes de consulta de ferramentas de monitoramento
Acesse esses links para aprender mais sobre ferramentas de monitoramento:
http://www.socialmediaexaminer.com/6-social-media-monitoring-tools/#more-80379
http://trajetodigital.com.br/47-ferramentas-gratuitas-de-monitoramento-de-midias-sociais/
SocialBakers
Uma fonte de consulta excepcional para quem deseja monitorar como os líderes de mercado usam as redes sociais para suas marcas. É uma ótima fonte de referência ou inspiração para sua estratégia de marketing digital.
Destacamos o trabalho excelente que o Bradesco faz para interagir com seus clientes no Facebook.
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Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
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