

Sejam bem-vindos ao trigésimo-oitavo episódio do podcast DE CABEÇA, o QUINTO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, discutimos as mudanças nas estratégias de marketing digital para mobile, após a atualização em 21 de abril de 2015 feita pelo Google em seu algoritmo de busca.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Principais pontos abordados durante esse podcast:
“Mobilegeddon”
A partir de 21 de abril, o Google começou a dar mais relevância em seu ranking para sites responsivos, ou seja, adaptados para dispositivos mobile. Então nesse episódio, discutimos a importância de seu negócio ter uma presença mobile para aumentar as vendas.
“Mobile é necessidade, não é luxo para sua empresa”
Após a mudança feita pelo Google em 21 de abril, várias empresas que já estavam com seu site responsivo pronto, sentiram uma melhora no seu ranking de busca, impactando positivamente o volume de acessos para seu negócio.
A relevância do mobile
O objetivo do Google é oferecer relevância para seus clientes, e como mais da metade das buscas mundiais é feita através de dispositivos mobile, essa nova atualização retrata esse comportamento.
Anúncios nas Redes Sociais
Se você utiliza o Facebook ou Twitter para linkar a artigos e páginas de seu site, é necessário que seu site seja responsivo para evitar uma alta taxa de rejeição. Use o Google Analytics para medir a taxa de rejeição e acessos através de mobile de cada página de seu site para ajudar a identificar se é necessário algum ajuste ou correção.
Importância da Responsividade
Site responsivo não é somente a questão de ajuste do texto, mas também deve ser considerada a adaptação do menu e das imagens, para que o upload do site seja rápido em uma conexão 3G, por exemplo.
Mobile é Local
Mobile tem tudo a ver com as pequenas e médias empresas, pois para empresas que vendem produtos e serviços localmente, normalmente a busca do seu potencial cliente virá do celular, que tem uma necessidade imediata.
Dica da Semana
Para você fazer o teste se seu site é responsivo, o Google disponibilizou uma ferramenta simples para você fazer essa validação. Acesse o “Mobile-Friendly Test” do Google Developers AQUI.
Presente e Futuro
Pesquisa da Gartner projeta 42 bilhões de gastos com mobile ads em 2017, então isso mostra que para o mercado o acesso através de celulares e tablets é um caminho sem volta.
Facebook
Para quem faz Anúncios no Facebook, é importante sempre marcar a opção Mobile no Gerenciador de Anúncios e até fazer campanhas somente direcionadas a celulares para analisar o retorno do investimento para seu negócio.
Google Business
Se você tem um negócio local, também não deixe de se cadastrar no Google Business, com foco especial para o Google Maps. Outra opção é o Waze, onde você pode fazer o cadastro de sua empresa e ser mostrado no mapa.
Whatsapp
Uma outra opção que pode ser usada para marketing é o Whatsapp. O foco deve ser sempre a comunicação com seu cliente, sem ser invasivo. Como é uma ferramenta usada por quase 100% dos usuários de smartphone, pode gerar um canal muito legal para manter o relacionamento com seus clientes.
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.