

Sejam bem-vindos ao trigésimo-nono episódio do podcast DE CABEÇA, o SEXTO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, discutimos as tendências, vícios e histórias de sucesso do mundo das startups, e os cuidados que você deve tomar para escapar dos rótulos e montar uma empresa de sucesso.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Principais pontos abordados durante esse podcast:
“Ashley Madison”
Que fique claro, nem eu ou o Bruno usamos esse serviço (sério!), mas colocamos essa empresa pra iniciar a discussão desse episódio para mostrar o case de uma empresa de tecnologia rentável, mas com dificuldade de alavancar investimentos devido ao seu ramo de negócio.
“90% de insucesso”
Os dados do histórico recente de startups são claros: em média, 90% das startups abertas e que recebem investimento vão à falência rapidamente.
Comparação absurda
Botar no mesmo bolo as grande empresas de tecnologia como Facebook, Google, Uber, e outras já estabelecidas no mercado com as milhares de startups que existem no Vale do Silício e em outras regiões é um absurdo.
Silicon Valley
Do criador de Beavis e ButtHead, essa série da HBO mostra de forma divertida, e assustadoramente verdadeira, os absurdos em volta da cultura de startups no Vale do Silício.
Conceito de Startup
O modelo de startup, que iniciou na década de 80 mais voltado para empresas de pesquisa, acabou sendo adotado para empresas de tecnologia que desenvolvem produtos com um modelo de escalabilidade.
Startup x Pequena Empresa
No fundo, abrir uma startup é a mesma coisa que abrir uma pastelaria ou qualquer outro negócio físico. É necessário ter o mesmo tipo de planejamento e abrangência existente em qualquer tipo de negócio.
Forma x Conteúdo
As startups de hoje pensam primeiro na forma ao invés do conteúdo. Ou seja, não adianta montar uma escritório moderno, uma marca bacana, se o produto não atende a uma necessidade do mercado.
Jargões de Startup
Expressões muito usadas pelas empresas de tecnologia como “fail fast”, “MVP”, entre outras, são importantes para estabelecer padrões e procedimentos, mas deve-se tomar cuidado para que os esforços não sejam direcionados apenas para os processos desses jargões.
Cuidado com os Rótulos
Incentivamos o empreendedorismo, mas precisa-se entender o mercado e ser contra os rótulos. Seu negócio precisa gerar valor!
Startups Nacionais
Em um mercado em que as dificuldades de alavancar investimentos e manter um custo baixo de operação são muito maiores que o mercado norte-americano, mesmo assim temos exemplos de sucesso de empresas de tecnologia brasileiras que cresceram e hoje fazem sucesso, como a Easy Taxi, Conta Azul, Resultados Digitais.
Easy Taxi
Um exemplo de uma startup que seguiu um modelo de sucesso, pois começou pequena, focou na resolução de um problema do mercado e cresceu de forma planejada.
Foco nos resultados que interessam
Um dos fatos mais alarmantes de startups que não tem um futuro promissor é a qualidade dos dados e resultados que elas divulgam ao mercado. Se uma empresa mostra apenas dados como número de demos, clientes cadastrados ou outros dados não ligados a resultados financeiros, tome cuidado.
Mais que um produto
Uma startup não é apenas uma ideia ou um produto. Precisa ser uma empresa com todas as áreas, como contabilidade, financeiro, marketing, vendas e gerar resultados de verdade, não somente aqueles que são estampados em um Excel ou PPT.
Tempo e dinheiro
Lembre-se que muito dificilmente você terá uma ideia inédita que gerará milhões e que precise ser executada em 30 dias para não ser copiada por alguém. Faça as coisas com calma e tenha em mente que tudo custa dinheiro, então é importante que você tenha fôlego financeiro para permitir o tempo do ciclo de vendas (entrada do lead e saída do cliente no funil de vendas).
Vender como função principal
Todo fundador deveria focar seus esforços no início da empresa na venda de seus produtos. Se possível, terceirize as atividades de desenvolvimento e foque seu tempo em aumentar seu network e validar se seu produto é atrativo para o mercado.
Dica da Semana
Essa semana destacamos dois podcasts com muitas informações legais para quem quer saber mais de startups com um discurso prático:
Podcast e Vídeos: How to start a startup
Podcast: Startups for the rest of us
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.