

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e um do podcast DE CABEÇA, o OITAVO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, entrevistamos o artista Lucas Levitan, que através de seu projeto de “Invasão” no Instagram ganhou notoriedade mundial.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
“Imprensa Mundial”
Através de uma reportagem publicada no portal online BuzzFeed, o trabalho do Lucas espalhou-se por vários países, incluindo o Brasil, visto que ele já mora em Londres há 10 anos.
“Invasão no Instagram”
O projeto que começou como uma brincadeira com a fotografia e a ilustração. Ele decidiu que invadir as fotos de outras pessoas era possível contar uma história que as pessoas não viam em suas fotografias e iniciar uma conversa.
Permitido?
O principal medo de Lucas era que sua conta do Instagram fosse bloqueada. O mais interessante é que ele recebeu um contato da empresa informando que o trabalho dele ia contra as regras do Instagram, mas eles curtiam a interação do público, então permitiram que ele continuasse.
Invasão com respeito
Ao adicionar suas ilustrações as fotos de outras pessoas, marcando essas pessoas e ajudando a divulgar suas fotos com uma história independente e divertida, o Lucas criou um grupo de seguidores muito forte. Ele fez muitos amigos em vários países com esse trabalho, abrindo portas para trabalhos em workshops e festas.
Hashtag
Como qualquer trabalho no Instagram, a hastag é essencial para viralização. Um de seus seguidores o ajudou a criar #IwanttoBeInvaded para agregar as solicitações e uma forma das pessoas se expressarem em volta do projeto.
Richard Prince
O Richard Prince é um artista que ficou famoso em roubar fotografias de pessoas no Instagram e vender isso em galerias de arte. O Lucas, para mostrar que seu trabalho é diferente, pois ele não se apropria das artes dos outros, invadiu uma das fotos que o Richard roubou, inseriu sua ilustração e colocou à venda por US$ 90.537, 537 dólares a mais do que o preço conseguido por Richard.
Tijolo como Sinal
Como vários empreendedores, o Lucas teve um sinal para mostrar que ele deveria empreender. Ao caminhar pelas ruas de Londres um dia, um tijolo caiu do 4o andar a 30 cm de sua cabeça e ele percebeu nesse momento que deveria largar seu emprego na agência de publicidade na qual trabalhava em Londres e correr atrás de seus próprios sonhos e projetos, não esperando pelo próximo tijolo cair.
Atração de Clientes
O projeto do Photo Invasion ajudou na divulgação do trabalho do Lucas e permitiu a geração de novos leads, para que ele possa “viver de ilustração”. Ele criou algo chamado “Factory” para que as pessoas possam solicitar a ilustração, pagar por PayPal e receber a arte.
Arte Pop
As ilustrações do Lucas tem um estilo fluído, com personagens “gordinhos” para mostrar que é normal ter um corpo “normal”, indo contra a ditadura do mundo fitness nas redes sociais. De uma forma divertida, como a fotografia tem um poder muito grande, a arte de Lucas mostra que a beleza perfeita não é o modelo, e sim uma exceção.
Marketing para Datas Específicas
O Lucas tem algumas ilustrações bem legais para eventos do momento, como a foto do Djokovic durante Roland Garros e a criação do personagem “Osmar”, para comemorar o Oscar do cinema com uma versão brasileira. Porém, não tente forçar um post ou arte para atender a um calendário de eventos se isso comprometer a qualidade de seu trabalho. Não deixe o momento ficar a frente de seu processo criativo.
Acesse os Trabalhos do Lucas Levitan
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.