

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e dois do podcast DE CABEÇA, o NONO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, discutimos sobre a liberação do Twitter para o mercado brasileiro dos anúncios para pequenas e médias empresas, uma nova oportunidade de atração de clientes.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
“Xiaomi, a Apple da China”
Falamos sobre a entrada da Xiaomi no mercado brasileiro, um smartphone com um preço acessível, na casa dos R$ 500,00. Mesmo que o produto tenha uma boa qualidade, a marca precisará brigar contra o preconceito contra produtos chineses, principalmente os eletrônicos.
“Plataforma de Anúncios do Twitter”
O Twitter já havia lançado a plataforma nos EUA em 2013, sendo que no Brasil até agora somente estava liberado para grandes clientes e através de agências. Na última semana foi liberado para pequenas e médias empresas fazerem anúncios diretamente, no modelo self service.
Problemas Identificados na Geração de Campanha
Testamos e percebemos que a usabilidade é bem interessante, lembrando muito o processo de inserção de anúncios do Facebook e do Google Adwords. Porém, no teste que fizemos, o processo de aprovação demora muito e o principal problema é que não existe uma previsão de custo por clique, deixando o anunciante no escuro quanto ao orçamento necessário para atingir um objetivo.
Alto Custo
Um dos problemas mencionados no mercado norte-americano é o alto custo por ação em comparação com outras plataformas, como o Facebook. Vamos aguardar e entender a política de preços que o Twitter usará para seus anunciantes no Brasil.
Especificação do Público
Existem cerca de 11 milhões de pessoas usando o Twitter no Brasil. Um ponto muito positivo da plataforma de anúncios da rede social é que ela permite especificar muito bem o público que você deseja atingir, através de pessoas que seguem certos perfis, interesses, mobile vs. desktop, modelos de celular Apple, versão do Android, etc.
Histórias de Sucesso
Ao analisarmos as histórias de sucesso no mercado americano, verificamos muitos cases relacionados a download de aplicativos. Isso acontece porque a maior parte dos acessos do Twitter é no mobile e facilita o processo para quem clica no seu anúncio.
M-commerce
Se você possui uma plataforma de e-commerce e quer usar o Twitter Ads para alavancar suas vendas, é essencial que seu site seja responsivo e possa ser acessado sem problemas no mobile, pois a maior parte dos acessos é feito no smartphone.
Twitter e TV
Um dos pontos mais legais da plataforma do Twitter Ads é conseguir direcionar seus anúncios de acordo com eventos ao vivo e programas de TV. Isso pode ser aproveitado, por exemplo, por uma empresa de moda ou bijuterias, que pode colocar um anúncio durante a novela no momento que uma das atrizes usa uma peça que você vende.
Twitter Cards
Outro fator positivo é que seu anúncio pode ser gerado em um formato de Twitter Card, ou seja, ele ficará bem destacado na timeline, pois grande parte dos Tweets atualmente é em formato de texto.
Hashtag
Não esqueça de usar a hashtag para divulgar sus empresa de forma gratuita no Twitter, pois os usuários realizam buscas através de hashtags. Se você aproveitar algo que estiver nos TT para vincular de forma inteligente e orgânica sua empresa ou seus produtos, pode ser uma ótima oportunidade.
Dica da Semana
Nossa dica principal da semana é a apresentação do SlideShare da WeAreSocial, com estatísticas atualizadas das plataformas digitais, sociais e mobile no mundo inteiro. Use essas informações para traçar suas estratégias:
ref=http://wearesocial.net/blog/2015/01/digital-social-mobile-worldwide-2015/
– Dicas de Podcasts
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.