

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e três do podcast DE CABEÇA, o DÉCIMO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, uma entrevista muito legal com o Marcos Peres, Diretor de Comunicação Internacional do Orlando City Soccer Club, e com o Décio Lopes, Diretor de Novos Negócios do clube, discutindo os desafios de gerenciar o mais novo clube da MLS e como atrair o público americano, brasileiro e de outros países.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
“De New York a Orlando”
O Marcos trabalhou 13 anos na Rede Globo e por uma decisão pessoal, pediu demissão da empresa quando trabalhava na sucursal de New York e foi viver em Orlando para fazer um MBA na Rollins College. Depois é que surgiu o convite para trabalhar com o Orlando City.
“Paixão por futebol, por comunicação e por empreendedorismo”
O Décio entrou na Globo em Dezembro de 1989 e quando era editor-chefe da Globo, pediu demissão e abriu sua produtora de vídeo, trabalhando principalmente com a Globo, Globosat e Turner. Ele recebeu o convite do Alex Leitão, CEO do Orlando City e aceitou o desafio de trabalhar com o clube.
Comunicação em 3 idiomas
Pela característica da cidade de Orlando, a comunicação nas redes sociais do clube é feita em Inglês, Espanhol e Português, sendo que os mercados demográficos são muito bem definidos e a análise desses dados permite ter sucesso nas estratégias de comunicação. A cidade de Orlando recebe 60 milhões de turistas por ano enquanto o Brasil inteiro recebe apenas 10 milhões.
A presença do Orlando City no Brasil
Jogos e reportagens do OCSC são comuns nos canais de TV aberta e fechada, além de muitas camisas do time nas ruas brasileiras, mostrando a eficácia das estratégias de marketing, com material jornalístico e de entretenimento para o público brasileiro. Cria-se uma empatia com conteúdo genuíno e gerado por profissionais brasileiros que conhecem esse público.
Efeito Kaká
O Kaká tem 32 milhões de seguidores nas redes sociais, ele leva o Orlando City para o Brasil e para o mundo. Ele é um dos 5 atletas mais adorados na China, considerando qualquer esporte.
Internet + Videogames
Considerando o mercado americano, a internet com blogs especializados e as mídias sociais, além dos jogos de videogame da série FIFA (série mais vendida no mundo), permitiram que o futebol (ou “soccer”) furasse o bloqueio dos grandes canais de televisão e conseguisse estabelecer uma comunicação genuína e cada vez maior com o público norte-americano.
Esporte de maior crescimento
O futebol é o esporte de maior crescimento nos EUA. Por exemplo, a idade média do fã de soccer nos EUA é de 31 anos e no baseball é de 52 anos, devido a revolução digital e o fato de que o futebol é o grande esporte do mundo. O público-alvo do Orlando City é de 18 a 35 anos de idade, o sonho de qualquer empresa de qualquer segmento.
Futebol é esporte de mulher
Nos Estados Unidos, o futebol tradicionalmente foi um esporte muito praticado por mulheres, então elas incentivam os filhos a serem jogadores de soccer, o que ajuda muito no crescimento do esporte no país.
Novo estádio do clube
Parte do plano de negócio do novo estádio foi posicioná-lo na região central da cidade, para garantir que a maior parte do público do clube, que é composto pelos jovens e profissionais da área de serviço que trabalham no centro possam ir ao estádio a pé. A média de público atual do time é de 35.000 pessoas por jogo e o novo estádio terá capacidade para 28.000 pessoas, uma ótima estratégia liderada pelo Flavio Augusto da Silva para garantir que o estádio esteja sempre cheio.
Teto salarial para estabilidade financeira
A liga estabelece um teto salarial para cada clube, atualmente em US$ 3,5 milhões e com 3 exceções para jogadores designados, que podem passar desse valor. Isso permite que os times possam se planejar, algo muito raro no futebol mundial, além de garantir um trabalho em conjunto, em que todos os times trabalham para o sucesso da liga, visto que são proprietários da MLS.
Trabalho de base
Mais de 24 milhões de jovens treinam futebol em clubes nos EUA. No Brasil, com certeza há mais jovens “jogando futebol”, porém treinando de forma organizada em clubes, o número nos EUA é maior.
Estratégias de comunicação
Há uma colaboração entre a liga e todos os clubes para garantir o crescimento de todos. Na questão de desenvolvimento de websites, a liga oferece a ferramenta e apoia na manutenção dos sites desenvolvidos pelos clubes. Na TV, a partir desse ano começou a ser feito “cross-promoting” entre a ESPN e a FOX, em que o jogo termina às 7 da noite em um canal e é feita a propaganda para que o telespectador veja o próximo jogo no outro canal.
Podcast Orlando City Brasil
Como parte da estratégia de expansão, o Marcos, Décio e Diogo criaram um podcast que oferecesse um conteúdo que envolvesse “management” e fatos interessantes além dos resultados dos jogos. Visto que grande parte do público do Flavio Augusto é muito engajado na internet e nas páginas da Geração de Valor e do Orlando City Brasil nas redes sociais, é uma ótima estratégia de conteúdo para oferecer a esse público.
Nós recomendamos, o podcast é MUITO legal!
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.