

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e quatro do podcast DE CABEÇA, o DÉCIMO-PRIMEIRO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, conversamos com Rudi Ribeiro e Marcos Araújo da Hubspot e da empresa Venda Inbound sobre estratégias e táticas de Inbound marketing e como gerar vendas a partir destes leads.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Informações Exclusivas para a Audiência do Podcast De Cabeça
O Marcos e o Rudi criaram uma pagina com informações exclusivas para nosso público, para que você possa aprender ainda mais sobre como fechar vendas geradas a partir do inbound marketing.
Brasil nos EUA
O Marcos e o Rudi trabalham na Hubspot, com foco no mercado brasileiro e também são sócios da empresa Venda Inbound. O Marcos foi para os EUA quando tinha 5 anos, formou-se na UMass e faz a prospecção inicial dos clientes na Hubspot. O Rudi foi para os EUA quando tinha 19 anos, teve uma empresa de finanças no ramo imobiliário e é responsável por fechar novos negócios e parcerias com agências de marketing no Brasil.
Sucesso de marketing não depende só de software
Se dependesse, bastaria todas as agências e empresas instalarem o melhor software e todo mundo ganharia dinheiro. Uma empresa de sucesso precisa ter uma boa estratégia de marketing, um bom processo de vendas, entregar o que promete, fidelizar o cliente, como e quando contratar.
“Foco da Hubspot no Brasil”
A Hubspot foca tanto nas agências de marketing, permitindo ganhar escala no mercado, quanto em empresas. O modelo da empresa é entender as necessidades do cliente e ajudar a corrigir alguns problemas de processo, oferecendo durante a prospecção muito conhecimento de forma gratuita para educá-lo.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound marketing deve ser generoso, ou seja, você realmente precisa compartilhar informações de valor com seu cliente ou quem visita seu site. A prioridade deve ser o sucesso do cliente ou até mesmo daquelas pessoas que não serão seus clientes neste momento, mas que aprenderão com você e podem vir a ser clientes no futuro.
A estratégia de Inbound envolve 4 fases:
1) Atração – definir o perfil de seu cliente e ter certeza que você está atraindo o perfil de cliente ideal para seu produto ou serviço.
2) Oferta relevante – todo conteúdo que você gera deve ter alguma oferta relevante, ou seja, em troca de aprender mais sobre um determinado assunto, o cliente lhe informa o e-mail ou outros dados de contato. (ex: e-book, webinar, vídeo, etc)
3) Nutrição do lead – diferentes leads estarão em diferentes momentos de seu processo de compra, então não seja imediatista, converse com o seu prospecto, oferecendo informações relevantes até que esteja pronto para comprar
4) Fidelização – o custo de uma estratégia de marketing digital pode ser alto em alguns casos, então é importante garantir que você não feche só uma venda, e sim gere negócios recorrentes com seu cliente para ter um melhor ROI.
Diversidade de conteúdo
No mercado brasileiro ainda existe a necessidade de aumento de qualidade de conteúdo. Para conteúdo escrito, não faça posts de menos de 300 palavras e ofereça informações de qualidade e exclusivas. Além disso, teste vários canais, invista em áudio (por que não criar um podcast?), vídeo e fique de olho nas novas tecnologias.
Faça a análise dos números
O Rudi deu um exemplo prático muito legal sobre este ponto. Para a Hubspot nas redes sociais, o Facebook gera 3 vezes mais visitantes do que o LinkedIn, 2 vezes mais leads do que o LinkedIn, mas a o LinkedIn gera 2 vezes mais negócios fechados do que o Facebook. Então analise com cuidado os números para não deixar escapar as oportunidades e otimizar seus investimentos.
“Invista no Orgânico”
De acordo com o Marcos os melhores resultados para o Hubspot e muitos de seus clientes são gerados pelo SEO e marketing orgânico a partir do conteúdo e ranking do Google, quando comparados com e-mail marketing e redes sociais.
Venda Inbound
Não adianta só investir no marketing digital. É necessário fazer o “pós-inbound”, transformar os leads gerados em clientes com técnicas e processos de venda. Lembre-se que o grande objetivo da empresa é vender, fechar mais clientes e crescer sua base.
Um diferente modelo de compra
Antes da internet, o vendedor tinha controle total sobre o processo de compra e venda. Atualmente, a grande maioria das pessoas faz uma pesquisa anterior, educa-se sobre suas necessidades e muitas vezes sabe tanto ou mais quanto os vendedores. Então é necessário saber lidar como este novo tipo de cliente e ter uma melhor conversão em suas vendas.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.