

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e seis do podcast DE CABEÇA, o DÉCIMO-TERCEIRO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, discutimos técnicas e comportamentos para controlar a ansiedade e o stress em um momento de crise.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
A ansiedade faz parte das PMEs
Para empreendedores, o controle da ansiedade é algo comum e é um talento que deve ser desenvolvido para quem quer criar seu próprio negócio.
Diminua o escopo da crise
Tente interpretar a crise de uma forma que você consiga enxergar como ela afeta você e sua empresa. Em outras palavras, não entre na onda de todas as notícias ruins que estão a nossa volta e tente entender seu problema. Mapeando seu problema você diminui o escopo do que precisa ser tratado.
Não reduza o investimento em marketing
Um dos problemas da crise é que as pessoas antecipam os problemas e este comportamento acaba inibindo a atividade comercial. Um dos maiores erros das empresas que querem reduzir custos é cortar o investimento de marketing, o que não faz sentido, pois se você precisa gerar vendas, você precisa atrair mais clientes. Não se esqueça de que o marketing digital lhe concede o melhor ROI e acompanhamento dos resultados.
Gerenciamento de Tempo
Para controlar o stress é importante gerenciar seu tempo. Planeje suas atividades (use um dos vários softwares disponíveis no mercado) e evite procrastinar, deixando o que você planejou para outro dia.
Controle a ansiedade de seus clientes
Algo importante é controlar a ansiedade de seus clientes, ou seja, negociar com antecedência os prazos e escopo para evitar uma pressão desnecessária que impactará a qualidade da entrega e o relacionamento com o cliente.
Prepare a sua área comercial
Treine sua equipe comercial e de atendimento para que todos saibam lidar com essa ansiedade dos clientes, não colocando em risco a margem de sua operação e garantindo a qualidade do atendimento. Também é importante trabalhar com um conceito de funil de vendas para evitar uma pressão de fechar uma venda com uma margem ruim.
Trabalhe seu emocional para controlar a ansiedade
Para empreendedores que dependem de venda de produtos ou serviços, uma fonte de ansiedade é entender que seu mês começa do zero (ou negativo, devido ao seu custo fixo). Trabalhe seu emocional em como lidar com isso, pois se você hoje está no mundo corporativo é uma comodidade muito grande ter seu salário todo mês. Se você criar um modelo de negócio que gere uma receita recorrente é algo ajuda a combater o stress.
O capital é um fator essencial
O ideal é que você tenha capital antes de abrir uma empresa, para aguentar um período determinado (por exemplo, um ano) mesmo que não entre receita no início. Como você determinou esse período fixo com menos dinheiro, você acaba controlando seu stress.
Equilibre a vida profissional e pessoal
É importante manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Mesmo que em um momento de crise, você tenha que trabalhar mais horas do que regularmente, é importante internalizar que isso é algo temporário, para que você não entre em depressão ou deixe que o stress domine você.
Use a crise como trampolim
Tente usar a crise como estímulo, ou seja, ao invés de reclamar sobre a situação, deixe isso lhe dar coragem para tomar o risco e criar seu próprio negócio.
Adquira experiência profissional
Nossa opinião é que quem está terminando sua faculdade deve controlar sua ansiedade e não iniciar uma pós-graduação imediatamente. Primeiro, ganhe experiência profissional, decida que a área que você escolheu é algo que você gosta e use essa experiência para aproveitar melhor a pós, tendo mais conhecimento para gerar um network maior e mais qualificado.
Consumo de informações
Priorize o consumo de informações, ou seja, não gaste tempo consumindo notícias ou conteúdo que não tenha valor para você, seja profissional ou como entretenimento. Seu tempo é seu maior recurso, por isso, não jogue tempo fora consumindo conteúdo que não lhe agregue valor.
Episódio Podcast Freakonomics.
Dica do Episódio
A dica deste episódio é o Coursera, um agregador de cursos de grandes universidades pelo mundo que lhe permite adquirir conhecimento específico e aumentar seu network.
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.