

Sejam bem-vindos ao episódio quarenta e oito do podcast DE CABEÇA, o DÉCIMO-QUINTO de nossa segunda temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, entrevistamos Adilson Chicória, da IBM Design Studio Brasil, para uma discussão sobre como implantar os conceitos de Design Thinking para alavancar inovação em pequenas, médias e grandes empresas.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Experiência do usuário
No mercado de hoje vemos muitas soluções criadas por especialistas, que determinam através de hipóteses o que o mercado precisa. Um dos conceitos do Design Thinking é que ele é “human-centered”, ou seja, centrada no ser humano, entendendo suas necessidades e seus problemas, qual a jornada do usuário até consumir o produto ou serviço. O usuário faz parte do processo de criação desde o início.
Design Thinking para Empreendedores
O design thinking é uma ferramenta de inovação ágil, que pode ser usada tanto por grandes empresas com a IBM (com seus 8 Design Studios ao redor do mundo), quanto por pequenas empresas que iniciam suas atividades, pois os empreendedores podem criar desde o início o ambiente ideal para fomentar novas ideias.
Design Sprints
Os empreendedores podem liderar jornadas ou “sprints” (períodos de tempos limitados de 4 ou 5 dias) com a presença do usuário, que permitem de forma ágil, entrar na vida dos usuários e entender qual o problema em que eles estão inseridos. Os negócios são criados com base no propósito e não da tecnologia. O design thinking é prático, tem que ser aplicado, não adianta só ler um livro sobre um assunto.
Como fazer as perguntas certas
A questão de fazer as perguntas para entender as necessidades, está intrinsicamente ligada à empatia. A técnica de etnografia, que é muito utilizada no processo de entrevistas de design thinking, baseia-se em perguntas abertas. Não podem ser feitas perguntas fechadas (com respostas SIM ou NÃO). Você precisa ganhar a confiança do usuário e usar algumas ferramentas para que ele se solte e lhe forneça mais detalhes para que possa explorar o problema.
Case da General Electric
Um case mencionado pelo Adilson é o de Doud Dietz, da General Electric. Ele é reponsável pelo design de máquinas de ressonância magnética da GE. A história, que pode ser vista neste vídeo, mostra a aplicação do design thinking para projetar soluções melhores de MRI para crianças.
O case mostra que a experiência do Doug de passar um tempo com as crianças, conhecer o universo delas, permitiu a criação de protótipos de cenários que brincavam com a imaginação das crianças e transformaram a experiência do usuário em algo positivo.
Prototipação
A prototipação é um item muito importante para o Design Thinking, pois baseia-se na cultura do “fail fast” (falhe rapidamente), ou seja, depois do processo de identificação de necessidades e criação, você cria um MVP (minimum viable product) ou um protótipo para validar se o produto realmente atende as necessidades. Em grandes empresas, com altos investimentos de P&D, este processo é mais complicado, pois gasta-se milhares ou milhões para desenvolver um produto e simplesmente abrir mão deste investimento é algo difícil. Deve-se desenvolver uma cultura de que é OK errar!
Análise de Dados x Design Thinking
O marketing digital é uma ferramenta poderosa que permite usar os dados que você pode coletar de forma rápida para ajudar na validação dos protótipos que foram gerados através do processo de design thinking. Então, mesmo que você seja uma pessoa analítica, você pode casar esta habilidade com a criatividade e trabalho colaborativo do design thinking para gerar melhores resultados.
Adilson Chicória
Você pode conhecer mais sobre o Adilson nos seguintes canais:
a. Site
b. Twitter
c. Facebook
Dica do episódio
a. Curso de Design Thinking da University of Virginia no Coursera
c. Livro “Creative Confidence”
- O De Cabeça está disponível também:- Aplicativo Stitcher, para Android e IOS.- Podflix, o site com podcasts nacionais.
Edição e Sonorização
O podcast De Cabeça é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.