

Sejam bem-vindos ao episódio cinquenta-um do podcast DE CABEÇA, para iniciar nossa terceira temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, temos a honra de receber o Junior, da Maximus Atelier e do aplicativo Bem Casados para um papo franco e cheio de dicas práticas sobre nichos de mercado, marketing digital e empreendedorismo.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Empresa familiar
A Maximus Atelier foi fundada a mais de 30 anos em Toledo, no Paraná. Depois de muitos anos focada como uma empresa de locação de roupas para festas e eventos, em 2007 o Junior, parte da 2a geração da gestão da empresa, criou o conceito de uma revista de noivas que vem fazendo muito sucesso e no ano passado, criou um e-commerce de tecidos e um aplicativo móvel.
Aplicativo Bem Casados
Aplicativo desenvolvido para gerenciamento de casamentos, através de uma comunidade que o Junior criou para que as noivas possam administrar todos os fornecedores, trazendo vantagens para todos os interlocutores da cadeia de suprimentos.
Visão para atender a geração Y
O objetivo do Junior com o desenvolvimento do aplicativo e do e-commerce, além de criação do blog, foi atender a nova geração, acostumada a fazer suas próprias escolhas e a interagir de forma digital.
Segmentação de mercado
Como muitas clientes visitavam a Maximus, tiravam fotos dos trajes e acabavam fazendo com suas próprias costureiras, o Junior teve a ideia de criar um negócio de tecidos, para que pudesse atender esse mercado, próximo de seu mercado alvo, mas com um outro foco. Além disso, ele conseguiu uma forma de reduzir seu custo de produção comprando os tecidos no atacado.
E-commerce personalizado
Uma das estratégias mais importantes da Maximus em seu e-commerce é entrar em contato com as clientes via telefone para entender a experiência de compra e gerar um relacionamento que pode levar a novas vendas. O follow-up é essencial para criar a lealdade de clientes.
A importância de encontrar seu nicho
É MUITO difícil competir com as gigantes de e-commerce, pois os recursos necessários para marketing e atração de clientes é muito alto. Por isso, encontre seu nicho e desenvolva uma comunidade para um crescimento gradativo do faturamento.
Descubra o DNA de seu negócio
Um grande diferencial da Maximus é a criação de vídeos e material usando a mãe do Junior, costureira desde os 9 anos, o que permite criar um relacionamento com as costureiras em todo o Brasil, pois elas percebem que alguém que entende das necessidades do mercado está preocupado em oferecer soluções.
Beleza Natural
Outro exemplo muito legal de sucesso no atendimento de nichos no Brasil é a Zica, da Beleza Natural, que criou produtos e franquias para servir a cabelos cacheados e ondulados.
Use o conteúdo para virar autoridade
Um ponto importante da conversa com o Junior foi entender o quanto a gestão de conteúdo em blogs, podcasts ou vídeos lhe permite virar uma autoridade dentro de seu nicho ao gerar valor para seus clientes. Conte sua história!
Estude o necessário
Uma grande dica do Junior é que todo empresário deve entender sobre todos os aspectos de seu negócio, portanto estude sobre vendas, marketing e o que mais for necessário, pois se for necessário terceirizar a função para especialistas, você conseguirá gerenciar a qualidade da entrega.
O podcast De Cabeça é editado pela RAWS Rádio AGT Web Station.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.