

Sejam bem-vindos ao episódio cinquenta-quatro do podcast DE CABEÇA, o quarto de nossa terceira temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, Bruno e Eric recebem Beni Kuhn, parceiro do Google for Education e Wilmar Cidral, Diretor da Sustentare, para discutir a aplicação prática do Social Business nas empresas e as novas tendências no mercado de educação para atender as necessidades práticas de inovação de profissionais e empresas.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Beni Kuhn
O Beni é um parceiro do Google for Education, CEO da Colaborativa, especialista em Comunidades Online e Social Business. Nossa conversa com o Beni foi na Sustentare Escola de Negócios, instituto de educação em Joinville. Também participaram da conversa o Wilmar Cidral, diretor da Sustentare e Ivan Moraes, presidente do núcleo de tecnologia da Ajorpeme.
Social Business nas Empresas
As redes sociais corporativas nasceram para ajudar na comunicação e no engajamento dos colaboradores das empresas. As pessoas querem levar a experiência de seu dia-a-dia das redes sociais digitais como Facebook, Twitter e outras para dentro das empresas. O mais importante é que as empresas tenham um propósito e formas de medir o sucesso da ferramenta, que é apenas um meio.
Gestão de Mudanças
Na implantação de uma estratégia de Social Business na empresa é necessário focar na mudança de comportamento. É usado o conceito de “Caso de Uso”: (a) que pessoas fazem o que (b) para chegar em qual resultado e (c) como é medido o sucesso.
Utilizações do Social Business
As maiores utilizações do Social Business nas empresas são: compartilhamento da informação, melhoria da comunicação e principalmente quebrar silos e garantir reconhecimento das pessoas.
Reconhecimento
A necessidade das pessoas por curtidas ou reconhecimento nas redes sociais representa uma necessidade humana, o desejo das pessoas de serem ouvidas. Este reconhecimento das empresas de seus colaboradores como seres humanos ajuda na transformação e sucesso do social business.
Quadrantes da Educação
Podemos dividir a educação atual em 4 quadrantes:
1. Presencial e formal
2. Online e formal
3. Presencial e informal
4. Online e informal
Tendências de Educação
Entre as tendências de edicação utilizadas pela Sustentare atualmente, podemos destacar o Gamification e 70/20/10 – onde 70% o aluno aprende fazendo, 20% você aprende boas práticas/feedback e role play e 10% através do ensino formal. Além disso, existe a aula invertida e ensino híbrido.
Google for Education
O Google é a única das grande empresas de tecnologia que nasceu do ambiente educacional. Um dos objetivos desse projeto foi ter acesso a mais pessoas com habilidades, devido a dificuldade de achar profissionais com os conhecimentos que necessitava. Além disso, uma característica que o Google percebeu foi que as pessoas sempre foram avaliadas individualmente e é necessário preparar as pessoas para o futuro e a trabalhar em equipe. Lembrando que o Google for Education é 100% gratuito.
Recursos Humanos
Temos a tecnologia, o público está em transição, os novos conhecimentos estão sendo criados e temos o RH que precisa ser o link para levar esse conhecimento para gerar valor na prática. É necessário que o RH vire mais estratégico, parecido com o que ocorre atualmente com as áreas de TI. A área deve deixar de cuidar só da operação e focar nas pessoas e em seu desenvolvimento, para conseguirmos gerar inovação.
O podcast De Cabeça é editado pela RAWS Rádio AGT Web Station.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.