

Sejam bem-vindos ao episódio cinquenta-cinco do podcast DE CABEÇA, o quinto de nossa terceira temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, Bruno, Eric e Oliver discutem o cenário atual do e-commerce no Brasil e no mundo, dicas sobre plataformas, investimentos necessários em marketing digital e estratégias para otimizar os resultados de sua operação.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Estrela Móvel
Temos a presença, nesse episódio, de Oliver Takahashi, nossa nova estrela móvel, que estará presente em alguns dos episódios para compartilhar sua experiência de mais 5 anos com marketing digital e e-commerce.
Status atual do E-commerce
Apesar de todo o barulho em torno do e-commerce, ele ainda é um canal em crescimento. Por exemplo, no varejo norte-americano, ele representa apenas 8% de todas as vendas. Porém, apesar desse percentual, é o canal que mais cresce, fato comprovado pela queda nas ações das lojas de varejo dos EUA, que vem perdendo espaço para o e-commerce, principalmente a Amazon.
Cultura do comércio eletrônico
Ainda existe uma desconfiança com o e-commerce, um processo normal para um modelo recente, que vem crescendo gradualmente e amadurecendo. Muitas empresas que investem em e-commerce ainda não veem resultados, mas com investimentos a longo prazo feitos de forma correta podem conquistar uma fatia importante do mercado.
Investimentos necessários
Esqueça a lenda de que é mais fácil estruturar um e-commerce do que abrir uma loja física. Os investimentos em infraestrutura, estratégia e marketing são diferentes, mas existem e devem ser planejados para evitar uma operação não-rentável.
Plataformas de e-commerce
Hoje, existem várias opções de mercado, algumas grandes como VTEX (que também comprou a Loja Integrada) ou a própria plataforma da B2W. Outra opção é o Magento, que permite uma grande customização. Um ponto importante é não ter medo de começar com uma plataforma pequena que lhe permita não ter um grande investimento enquanto o volume de receitas é pequeno. Quando suas vendas aumentarem, você pode analisar uma migração para uma plataforma mais robusta.
Custo de Operação x Lucro
Lembre-se que para ter um e-commerce de sucesso você precisa investir em marketing, para que as pessoas possam encontrar sua loja. Considerando uma taxa de conversão de 1% (média normal no e-commerce nacional), planeje o quanto você precisa investir nos canais de atração (Facebook, Google Adwords, SEO, etc), compare esse valor com seu fluxo de caixa e determine seu planejamento de vendas para garantir que a falta de verba não impacte negativamente na sua operação.
Produto > Plataforma
O diferencial de seu produto, algo que possa se destacar no meio da multidão é mais importante do que a plataforma que você escolher para determinar o sucesso de seu negócio. Outro ponto a considerar é o custo logístico que você terá dependendo do produto (por exemplo, é muito caro transportar bebidas no Brasil).
Regionalização x Alcance Nacional
Dependendo de seu produto, analise bem a viabilidade de ter um alcance nacional. Se seu produto, por exemplo, for uma cadeira pesada, o custo de transporte desta cadeira do Sul para o Nordeste sera alto. Além disso, se o preço ficar alto com o frete, talvez o seu custo de atração, considerando a taxa de conversão acabe ficando inviável. Então, apesar do e-commerce lhe permitir alcance global, valide com números se vale a pena para seu negócio.
M-commerce
Nos Estados Unidos, 30% das vendas de e-commerce foram feitas através de dispositivos móveis. Portanto, lembre-se de preparar sua loja para atender este mercado, seja através de sites responsivos ou aplicativos. Isto também é importante para as empresas que estão investindo no Omnichannel, por exemplo, realizo uma compra no meu celular para buscar na loja.
Estratégias de Marketing Digital
As maiores taxas de conversão são geradas a partir do SEO, sendo que a situação ideal é investir no ciclo completo de marketing digital, em múltiplas plataformas, com foco em e-mail marketing, Facebook, Instagram, Google Adwords para diversificar seu alcance.
O podcast De Cabeça é editado pela RAWS Rádio AGT Web Station.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.