

Sejam bem-vindos ao episódio cinquenta-nove do podcast DE CABEÇA, o nono de nossa terceira temporada!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online e marketing digital. São com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio do De Cabeça, Bruno, Eric e Oliver discutem estratégias práticas e eficazes em como usar o Google Adwords para atrair mais clientes para seu negócio digital.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Abaixo os principais pontos discutido durante a entrevista deste episódio do podcast:
Ferramenta de busca
Antes de falarmos no Adwords, temos que lembrar a essência do Google, ou seja, ser a ferramenta de busca para os usuários da internet e oferecer a melhor experiência possível ao usuário durante este processo. E atualmente, a busca por texto ainda é a maior fatia deste serviço.
Rede de Pesquisa x Rede de Display
A diferença é básica, na rede de pesquisa, o Google Adwords mostra anúncios baseados nas buscas feitas pelos usuários. Na rede de display, banners (ou anúncios em texto) são mostrados em diferentes sites que fazem parte da rede do Google.
Google Shopping
Ferramenta recente, mas extremamente importante atualmente para as plataformas de e-commerce, servido para atrair potenciais clientes em busca de determinados produtos que são mostrados com imagens no topo da página de busca.
Análise do ROI do Adwords
Você precisa fazer um estudo inicial do valor das palavras-chave relacionadas ao seu negócio para entender se é rentável investir de forma pesada no Adwords. Lembre-se que uma estratégia de SEO gerará resultados a longo prazo, porém até você ser competitivo e chegar na 1a página do Google para suas principais expressões, um investimento no Adwords pode lhe ajudar durante este período, mesmo se o custo for mais alto.
Adwords x Orgânico
Se você tem um orçamento limitado, não é uma estratégia inteligente investir no Adwords para aquelas expressões que você tem um bom resultado orgânico graças a seu trabalho de SEO. Combine essa força de ranking orgânico investindo em outras expressões no Adwords, para você ser encontrado com muito mais frequência.
Palavras chaves negativas
Uma grande dica de estratégia de Google Adwords é usar as palavras chaves negativas para melhorar sua campanha e aumentar a relevância, que são uma ferramenta que lhe permite “descartar” algumas expressões que incluem palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, mas que não são seu público. Um exemplo prático seria se você vende quadros do Romero Britto, colocar “Romero Britto Wikipedia” como uma palavra negativa, pois o público provavelmente será alguém que deseja saber da história do artista, mas não comprar suas obras.
Termos de Pesquisa
Uma informação que você pode utilizar no Adwords é a área de “termos de pesquisa”, para identificar quais buscas estão sendo feitas e consumindo verba de sua campanha, baseadas na correspondência com as expressões que você inseriu na mesma.
Anúncio Específico para a Landing Page
Quando você criar um anúncio para um serviço ou produto específico, leve o cliente para a página de seu site que trata desse serviço ou produto. De nada adianta levar o cliente para uma Página Inicial poluída em que o cliente não consegue encontrar o que procura e deixa o seu site. Esta “rejeição” é prejudicial para seus indicadores com o Google e diminuirá o retorno em seu investimento.
Estratégia de Campanha
Vale lembrar que o Google Adwords é gratuito (você paga pelos cliques ou visualizações das campanhas). Porém, assim como outras ferramentas é necessário você adquirir a expertise, ou contratar uma agência de marketing digital para gerar os melhores resultados. O trabalho de pesquisa das melhores expressões, otimização das palavras chaves de acordo com volume de buscas e análise de indicadores para refinar a campanha é essencial para chegar ao ROI desejado e aumentar seus negócios.
Integração do Adwords com Analytics
Para a manutenção contínua da campanha, acompanhar e melhorar as taxas de conversão, trazer um público qualificado ao seu site e ter os dados necessários para a tomada de ações é necessário integrar o Google Adwords com o Google Analytics.
Rede de Display
Estratégia interessante para comunicar-se com seu potencial cliente em um momento diferente do que na busca. Quando alguém visita seu site você pode criar banners gráficos de sua empresa que aparecerão em outros sites nos segmentos ou plataformas que você selecionar, para que ele continue a lembrar de seus serviços ou produtos.
CPC x CPM X CPA
Nas campanhas de rede de display, CPC é o custo por clique, ou seja, você só paga se alguém clicar no seu anúncio e for ao seu site. CPM é custo por impressões (ou Mil impressões), que pode ser uma estratégia interessante para branding, em que você não necessariamente precisa que a pessoa vá ao seu site naquele momento, você só quer ser lembrado. Quando uma campanha está bem otimizada, e as pessoas estão clicando em seus anúncios e convertendo (comprando algo ou baixando um e-book, por exemplo), o Google libera para você o modelo CPA que mapeia o custo por conversão de anúncio em seu site.
Google Trends e Planejador de Palavras Chaves
Duas ferramentas gratuitas do Google essenciais para qualquer estratégia de marketing digital, não somente o Adwords. Com elas você consegue otimizar seu investimento de geração de conteúdo, mapeando quais expressões são mais buscadas e a concorrência existente.
O podcast De Cabeça é editado pela RAWS Rádio AGT Web Station.
Patrocinadores

Spark English Traduções: www.sparkenglish.com.br
Traduções de inglês corporativas: websites, manuais técnicos, artigos, legendas para vídeos, contratos.