

Sejam bem-vindos ao trigésimo-segundo episódio do podcast DE CABEÇA!
Em cada episódio vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Nesse primeiro episódio de 2015, discutiremos os principais indicadores que podem ser usados para medir o retorno de seu investimento de marketing digital.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Indicadores são essenciais em qualquer área da empresa, para validar os resultados que estão sendo obtidos e priorizar investimentos.
– É importante decidir antes de avaliar indicadores o que são leads para sua empresa e o que são conversões. Com essa definição você consegue fazer a parametrização no Google Analytics e qualificar os acessos ao seu site através do funil de conversão.
– Em um e-commerce, por exemplo, uma conversão final é uma venda e em empresa de serviços, um pedido de orçamento.
– Use a página de obrigado, normalmente a página final de seu funil de conversão para mostrar mais conteúdo de sua empresa.
– Dentro do Google Analytics, podemos acompanhar vários indicadores que podem nos ajudar em decisões, entre eles, Número de Visitantes, Tempo em Página, Bounce Rate, etc.
– Por exemplo, na questão de número de visitantes, posso determinar picos de visita durante o período e fazer a ligação com as ações realizadas para trazer mais gente ao site naquele dia: o envio de um e-mail marketing, uma campanha no Facebook, uma matéria publicada no blog, etc.
– Outra vantagem dos indicadores de marketing digital é que você consegue acompanhar muitas informações em tempo real, assim você sabe se seu dinheiro está indo pro lugar certo.
– É possível automatizar no Analytics para que os indicadores sejam enviados para seu e-mail diariamente.
– Em relação ao SEO, nas buscas orgânicas, é importante fazer a parametrização do site no Webmaster Tools, pois no Analytics, a informação de busca das palavras é muito limitado.
– Outra informação importante no Analytics é acompanhar a área de Acessos para validar de onde está vindo o tráfego para seu site: Buscas Orgânicas, Buscas Pagas (Adwords), Redes Sociais, E-mail, Referências e Acessos Diretos.
– Uma sugestão legal é parametrizar seu site no Webmaster Tools no Bing, para ter uma leitura clara da busca orgânica.
– Para entender quais são suas páginas mais acessadas, faça uma análise das informações na área de Conteúdo do Analytics. Verifique as informações de Bounce Rate de cada página para verificar o que você precisar melhorar no conteúdo e layout.
– Se você precisa analisar suas ações de marketing nas redes sociais e trabalha em várias redes, recomendamos a ferramenta Cyfe, que permite fazer um dashboard customizado e envio de relatórios via PDF.
– Outra ferramenta importante é o Moz, relacionado a SEO e ranking de suas palavras-chave. É um investimento que vale a pena para quem investe muito em Gestão de Conteúdo.
– É importante sempre focar no ROI de forma simples, ou seja, quanto você gastou em marketing para realizar uma venda.
– Sempre analise também as informações de mercado através de ferramentas gratuitas do Google como o Trends ou o Planejador de Palavras-Chave.
– Se sua empresa necessita de serviços de tradução, venha conhecer a Spark English, muito mais que uma empresa de tradução. O seu novo parceiro de negócios, com profissionais qualificados e vasta experiência em clientes de todos os portes, para apoiar o crescimento de sua empresa.
– Nosso podcast agora está no aplicativo Stitcher, disponível tanto para Android quanto para IOS. Então você que tem um celular Android agora pode levar o podcast De Cabeça para todo lugar.
Nosso podcast agora está disponível também no Podflix, o site que disponibiliza para você os melhores podcasts nacionais.
Podcast: Play in new window | Download