

Sejam bem-vindos ao décimo-sexto episódio do podcast DE CABEÇA!
Toda semana vamos mergulhar nos processos, estratégias e tendências de destaque no mundo dos negócios online, com temas para que você possa criar seu próprio negócio online ou ampliar seu negócio atual.
Neste episódio, com a ajuda de nosso amigo Carlinhos, vulgo “Mago do SEO”, tratamos dos pontos básicos relacionados ao SEO de seu site, blog ou loja virtual e como usar estratégias de marketing digital para melhorar sua performance.
OUÇA O PODCAST ABAIXO OU ASSINE AO FEED EM NOSSA PÁGINA DO ITUNES.
Os principais pontos mencionados durante o podcast:
– Falando em SEO, o primeiro ponto a ser analisado por uma empresa é a pesquisa das palavras-chave.
– Você precisa saber exatamente pelo que você quer ser encontrado nos mecanismos de busca.
– Você precisa analisar qual seu produto, qual seu serviço e no que você pode se destacar.
– Você precisa analisar dois fatores principais quando se trata de SEO e da determinação das palavras-chave: quantidade de buscas e concorrência
– Identificar o nível de concorrência e o valor no Adwords de cada palavra-chave é muito importante para que você consiga identificar alternativas para expressões muito genéricas de alto custo
– Inicie sua estratégia nas palavras de menor concorrência e ao aumentar seus acessos prepare-se para a concorrência mais pesada
– A ferramenta mais eficaz para análise de palavras-chave é o “Planejador de Palavras-Chave” do Google, ferramenta gratuita para quem tem uma conta no Google Adwords.
– O Planejador permite fazer uma análise regionalizada, analisar a Concorrência (alta, média e baixa) e o valor do clique
– A ferramenta também fornece várias sugestões próximas a palavras-chave que você informou para lhe dar ideias de conteúdo.
– A partir das palavras-chave, você tem a base para criar seu conteúdo.
– “Content is King” (O conteúdo é Rei)
– A intenção do Google é sempre trazer o resultado mais relevante para quem está buscando.
– Seu objetivo é se tornar uma autoridade no assunto – escreva conteúdo de qualidade
– Um outro ponto que o Google usa para determinar a qualidade do conteúdo é a quantidade de backlinks de qualidade, ou seja, sites de qualidade que informam o link de seu site ou posts.
– Tome cuidado com ferramentas que prometem a geração de backlinks, pois o Google está punindo em suas últimas atualizações do algoritmo de busca os backlinks de baixa qualidade.
– Em uma estratégia de marketing digital, recomendamos no início que a empresa foque na geração de conteúdo, pois apresenta uma vida útil maior e melhores resultados a longo prazo.
– Escrever é um bom exercício para praticar seu discurso de vendas.
– Preste atenção na densidade das palavras-chave para as quais você deseja ser encontrado (recomendado de 3 a 5% de seu texto).
– Utilizar um URL amigável, em que as palavras-chave façam parte da mesma. Além de aumentar sua relevância para o Google, aumenta também a confiabilidade de seus leitores, pois eles têm uma ideia do assunto do texto.
– No e-commerce a importância da URL amigável é ainda maior para que a informação de seu produto seja relevante.
– Recomendamos a utilização do plugin Yoast para otimização do SEO de seu site. É possível fazer um setup básico que permite a geração do sitemap, informar o título e a descrição que será mostrado na busca do Google, relacionado as suas palavras-chave.
– A relevância do campo de keywords do Yoast é pequena hoje em dia. Cloque suas palavras-chave na URL, título, descrição e texto.
– Nas imagens de seu site, coloque na descrição e no texto alternativo para aumentar a relevância de seu site na busca.
– A quantidade de acessos ao seu site é outro fator determinante para o algoritmo de buscas do Google, por isso crie uma estratégia de marketing digital baseada na utilização de posts nas redes sociais para os seus novos artigos ou conteúdo.
– Artigo que mostra uma suposta ideia da relevância de cada item para o algoritmo do Google
– O Facebook é muito importante para gerar tráfego para o conteúdo de seu site.
– Use encurtadores de URL como o bit.ly ou goo.gl para ajudar na determinação da origem dos cliques para seu site. Ou ainda utilizar o URL Builder e o Analytics em conjunto para organizar a origem de seu tráfego vindo das redes sociais.
– Use o Google Webmaster Tools para lhe ajudar na identificação das buscas feitas para chegar em seu site. Como no Analytics atualmente a maior parte das buscas aparece como Not Provided, o GWT lhe ajuda a identificar com um pouco mais de assertividade as buscas orgânicas em seu site e o seu posicionamento no ranking de busca em relação as principais palavras-chave.
– Outra ferramenta legal de utilizar é a Woorank, para avaliar pontos no seu site que precisam de melhoria. Você pode fazer uma análise gratuita que serve como ponto de partida.
Saiba Mais
- Como fazer SEO e indexar sites e lojas online no Google na prática
- O que é SEO ou Otimização para Motores de Busca
Podcast: Play in new window | Download